A história da organização sindical das empresas que integram o setor da construção na Bahia teve início na década de 50. Desde então muitas conquistas foram alcançadas, havendo uma melhor estruturação das negociações entre empresários e trabalhadores, o estabelecimento de Convenções Coletivas, a defesa de interesses da Construção e maior representação das empresas baianas nas associações nacionais.
Com sede em Salvador, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA é uma entidade privada, sem fins lucrativos e agregativa dos interesses da categoria econômica do setor, incluindo Construção Civil, a Incorporação de Empreendimentos Imobiliários, os Serviços de Engenharia Consultiva, a Montagem e Manutenção Industrial, as Obras de Infraestrutura Elétrica e de Saneamento.
Sua força está na união entre as empresas, num modelo de organização que permite a concentração de esforços para a distribuição homogênea de conhecimentos, serviços, assessoramento e representatividade.
Atualmente conta com as Delegacias Regionais nos municípios baianos de Feira de Santana e Vitória da Conquista, além de integrar as diretorias e conselhos representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).