28 de dezembro de 2021

Mercado

Blog Imobiliário: Atraia o público certo para vender mais

Caso alguém do setor imobiliário queira melhorar a sua estratégia de marketing digital, pergunte o que deve ser feito. Uma das minhas primeiras perguntas será: vocês possuem blog? produzem conteúdo? Com isso, explicaria que ter um blog imobiliário é essencial para atrair o público-alvo de forma orgânica, sem necessitar da  mídia paga.

Um dos poucos problemas da mídia paga é que,  conforme você diminui o investimento nesse tipo de mídia, sua marca desaparece gradativamente. Já na estratégia de marketing de conteúdo, uma vez que seu conteúdo, vídeos, artigos, etc… estão disponíveis na Internet, eles poderão ser sempre encontrados. Sendo assim, um investimento perene.

Além disso, diferente da publicidade paga, um blog imobiliário tem potencial de atrair uma audiência mais propensa a interagir com a sua marca – afinal de contas, essas pessoas encontraram, no blog da sua empresa, uma boa resposta para uma dúvida que elas tinham durante uma busca na Internet, ou seja, elas sabem que você tem conteúdo relevante e soluções que podem ajudar a resolver seus problemas.

 

JORNADA DE COMPRA NO SETOR IMOBILIÁRIO E O BLOG

com a popularização da Internet e de suas ferramentas de marketing digital, o setor imobiliário foi um dos que mais foram impactados

Antes, as estratégias de marketing das empresas desse segmento eram os meios tradicionais e off-line. Com a mudança, hoje, os canais on-line ganharam destaque, já que são a maior parte no que diz respeito a tomada de decisões

A etapa de busca por informações já é prioritária na jornada de compra do consumidor. Por isso, um blog imobiliário se torna estratégico. Entender as dúvidas do consumidor e publicar conteúdo sobre isso em um blog, faz com que as chances de atrair possíveis clientes sejam bem maiores.

O  novo consumidor e o público-alvo do segmento de imóveis, por exemplo, não busca somente por ofertas, promoções ou anúncios, ele possui diversas dúvidas que precisam ser sanadas para que se possa fechar um negócio. Este consumidor provavelmente precisará compreender como conseguir crédito no banco, por exemplo, saber sobre taxas e impostos, quais são os documentos necessários e assim por diante.

Seu cliente está procurando por esse tipo de conteúdo na Internet. Existe um enorme tráfego na Internet por termos relacionados às dúvidas dos público do setor imobiliário que busca fazer a compra de imóvel e se a sua empresa tiver conteúdo que responda a essas dúvidas, o seu site será encontrado de maneira orgânica, atraindo público sem precisar pagar por isso.

Na imagem abaixo você poderá ver um exemplo da quantidade de buscas mensais no Google por alguns termos relevantes para o comprador de imóveis.

Sua imobiliária ou incorporadora não deve apenas focar em oferecer um bom serviço, ela também pode ser referência no que diz respeito a informação de credibilidade em seu segmento.

Quando se trabalha com um blog do ramo imobiliário, sua empresa cria um canal de interação com possíveis clientes e gera leads mais qualificados.

Quando um lead se interessa por seus conteúdos, você consegue rastrear sua navegação no seu blog, entender seu perfil, seus interesses, seu momento de compra e, assim, você terá uma grande oportunidade de se relacionar com ele de maneira mais personalizada.

 

DÊ ATENÇÃO AO SEO E A PALAVRAS-CHAVE DE CAUDA LONGA

Para que um blog imobiliário consiga atrair tráfego e atingir a audiência ideal, é necessário ter uma estratégia de seo (Search Engine Optimization). Fazer pesquisa pelas palavras-chave mais buscadas e com baixa concorrência.

Uma boa estratégia para a prática de SEO é utilizar palavras-chaves de cauda longa, isto é, termos mais específicos e menos concorridos.

O SEO tem uma grande importância para a estratégia de marketing digital. Já que cerca de 75% das buscas feitas no Google são encontradas na primeira página, ou seja, dificilmente um usuário irá para a segunda página do Google, então, estar presente nas primeiras colocações da pesquisa é essencial.

É importante fazer um bom planejamento de palavras-chave que, somadas a um conteúdo de qualidade, vão colocar o seu site em uma posição de destaque na busca orgânica. Um não funciona sem o outro.

 

UM BLOG IMOBILIÁRIO PRECISA DE CONTEÚDO DE QUALIDADE

É fundamental entender que o Google busca sempre colocar as melhores respostas na primeira página, portanto, para fazer parte das primeiras posições de busca, seu conteúdo precisa ter qualidade e ser relevante para o público-alvo.

O conteúdo do seu blog deve ser confiável, útil e completo para que assim o blog possa ter credibilidade e por consequência, gerar boas taxas de conversão. Acredite: isso trará resultados! Pois, uma pesquisa realizada pela  Annual Real Estate Trends Report, mostra que para aproximadamente 84% dos compradores esse tipo de cuidado é fator essencial quando buscam conteúdos sobre o mercado imobiliário.

E no que diz respeito a conteúdo, não é somente a qualidade textual que importa,  é preciso publicar no blog imagens que tenham uma boa qualidade.

 

COMO CONVERTER VISITANTES DO BLOG EM LEADS?

O objetivo do blog não é apenas atrair pessoas interessadas na comprar imóveis por meio do conteúdo, o mais importante é fazer desses visitantes em leads, ou seja, fazer com que as pessoas que visitam seu blog se cadastrem para receber mais informações.

Quando uma pessoa dá o seu e-mail em troca de mais informações, ela está dando permissão para a sua empresa se relacionar com ela no futuro. Esse é o primeiro passo para iniciar um processo de vendas através de relacionamento.

Esse processo é importante porque a jornada de compra do consumidor de imóveis é longa e pode demorar mais de um ano. Por isso, é importante que, além de ter um blog imobiliário, sua empresa também tenha uma estratégia para se relacionar com esses leads para mantê-los próximos até o momento da compra.

Com isso, a sua marca fica na lembrança do consumidor até o momento de decisão.

 

DIVULGUE SEU BLOG IMOBILIÁRIO NAS REDES SOCIAIS

Utilize as redes sociais para gerar tráfego para o seu blog. Sempre que publicar um novo artigo no blog, faça uma chamada nas redes sociais convidando as pessoas para lê-lo e impulsione esse post.

A interatividade em uma campanha de marketing digital torna-se mais consistente quando todos os canais estão alinhados e com uma comunicação padronizada e bem estruturada. Isso é especialmente importante durante a divulgação do blog imobiliário da sua empresa. Aproveite a linguagem das diferentes mídias sociais e suas opções de segmentação para maior eficiência.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para finalizar, se você ainda tem dúvidas se essa ação vale mesmo a pena, saiba que 80% dos compradores de imóveis estão utilizando canais digitais para orientar seu processo decisório.

Você está pronto para ter seu blog imobiliário e atrair uma audiência mais segmentada? Entre em contato com a Alfama Web e conte com a gente para isso.

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