27 de dezembro de 2021

Mercado

Como ter uma landing page para incorporadoras e construtoras que converte

Landing pages são as páginas de conversão, elas são essenciais para qualquer estratégia de vendas.

São criadas com o objetivo de obter informações valiosas sobre o seu público e clientes e para isso podem oferecer no setor imobiliário, ofertas, produtos e até materiais informativos, sendo de alta importância para criação de anúncios, campanhas segmentadas, sendo assim, direcionadas a um determinado público, o seu público-alvo. Além de fundamental para e-mail marketing e diversas estratégias de conversão.

Cada Landing Page deve conter informações como título, descrição do produto (como por exemplo, oferta e descrição de um determinado empreendimento), formulário (onde usuário deverá preencher com nome, e-mail e telefone, por exemplo, para receber um material rico ou newsletter) e call to action, a chamada para ação, que consiste em um convite ao usuário. Veja um exemplo:

O exemplo supracitado faz com que o cliente ao clicar em “Cadastrar” receba indicações de apartamento na região, mas para isso, é necessário deixar alguns dados.

Por ser uma imagem capturada da internet, o texto não foi originalmente criado por nós, mas você pode perceber que existe um espaço bem definido para todas as informações que falamos anteriormente.

 

E como as landing pages podem ajudar a melhorar as suas vendas?

Por serem fundamentais na captação de informações sobre os públicos-alvos e futuros clientes, que devem ser utilizadas em outras estratégias de marketing imobiliário, a partir do momento que as landing pages passam a obter alguns dados como idade, cidade, estado civil e e-mail, esse processo facilitará o envio de anúncios direcionados e ajudará a criar conteúdo adequado para a persona.

 

Veja a seguir algumas utilidades da landing page para a estratégia no setor imobiliário:

  • Campanhas segmentadas de marketing imobiliário: O ideal é que as construtoras e incorporadoras tenham campanhas direcionadas a várias personas, pois assim a chance de gerar uma conversão é muito maior. Já que, investir em anúncios para quem não se interessa pelo assunto e não é o seu público-alvo, não tem impacto na geração de lucro. Todavia, a landing page facilita a organização das informações e faz essa segmentação, o que passa a evitar conflitos com os clientes e também a perda de dinheiro. Maximizando assim a probabilidade de conversão e lucro.
  • Leads qualificados: Além de segmentar as campanhas, é possível disponibilizar conteúdos qualificados para as personas em todas as etapas do funil. Qualificando assim os leads e levando-os à etapa de compra. Com isso, o potencial de venda na sua construtora ou incorporadora pode crescer consideravelmente.

Com leads qualificados e campanhas segmentadas, a sua chance de vendas é muito maior, porém, é essencial que as campanhas sejam bem pensadas e tenham um objetivo definido.

 

Como criar uma boa campanha com a landing page?

Defina um objetivo: Ao criar uma campanha é necessário estabelecer um objetivo específico. Para isso, a sua construtora ou incorporadora necessita saber o que deseja alcançar com a landing page para o mercado imobiliário, esse objetivo é: Anunciar lançamentos? Vender um determinado imóvel? Alugar imóveis por um período?

A partir de perguntas como as citadas acima como exemplo, fica mais fácil estabelecer o que será ofertado por meio da LP. Uma dica é que, além de útil para a empresa, essa landing page precisa chamar a atenção.

Saiba o que irá ser ofertado: Já com objetivo definido, vemos que fica consideravelmente mais fácil estabelecer o que será ofertado, ressaltando que deve ser algo conveniente para ambas as partes, tanto para construtora/incorporadora como para o cliente, gerando assim interesse. Com isso, para que você possa saber o que é útil, é preciso utilizar os dados que você já tem sobre seus clientes, como por exemplo, os dados demográficos, as principais regiões, cidade, gênero, idade, etc.

Estes dados podem ser coletados por meio de estatísticas disponibilizadas nas redes sociais que a incorporadora ou construtora esteja presente, e no blog.

Com alguma informação, já se torna possível o disparo de ofertas que sejam relevantes para determinado perfil. Por exemplo, se de acordo com os dados que você conseguiu reunir, a maioria de pessoas que visitam seu site ou estão presentes no perfil das redes sociais da empresa, se homens solteiros, você pode criar uma campanha que ofereça um imóvel que seja adequado para esse perfil, assim, as chances de gerar cliques são maiores.

Quando a persona clicar nesse anúncio com CTA (call to action) o ideal é que tenha acesso a um espaço para indicar e-mail (por onde receberá mais informações), e preencha outros campos com informações que são relevantes para o seu negócio.

Estes dados serão fundamentais para decidir os próximos passos, mas lembre-se que para criar a campanha já é necessário utilizar informações prévias deixadas pelos clientes.

Jamais esqueça do objetivo: Se o objetivo de uma imobiliária, por exemplo, é o de vender imóveis, a campanha deve ser direcionada para esse fim. Logo, mesmo que os dados obtidos sobre os clientes levem à promoção de imóveis para aluguel, o objetivo principal não pode em hipótese alguma ser deixado de lado ou esquecido.

O que pode ser feito para isso é criar uma oferta ainda mais atrativa para a venda e dispará-la junto com a oferta de imóveis para alugar. Assim, a pessoa que receber, terá acesso ao conteúdo que deseja, mas também ao conteúdo que você deseja vender, e ambas precisam ser persuasivas para gerar maior probabilidade de conversão.

 

Como criar uma landing page para o mercado de incorporadoras e construtoras?

Após acompanhar as etapas do funil, é possível saber como o cliente teve acesso à página de conversão da construtora ou incorporadora.

Nesse momento, é necessário fazer com que o cliente responda ao seu questionário, e para isso, ele vai precisar se interessar pelo conteúdo que está sendo ofertado, como já falamos.

Além disso, também é preciso ser atraído pela própria landing page, de modo geral, o que significa que o layout deve ser persuasivo e bem elaborado. Veja algumas dicas de como criar uma Landing Page que impulsione a conversão:

1 – O Design deve ser atrativo: o design da landing page deve condizer com a página da incorporadora ou construtora, mas de forma que chame atenção e atraia ao mesmo tempo que mantenha a identidade visual.

2 – Deve ter um Design clean: além do design atrativo e com identidade visual da incorporadora ou construtora, é importante que tenha um design clean e objetivo, fazendo com que o usuário saiba exatamente onde deve clicar ou o que deve fazer, sendo guiado pelo layout estabelecido. Com isso é importante deixar o formulário livre de qualquer distração para não atrapalhar esse processo.

3 – Imagens de qualidade: Adicionar imagens é essencial quando se trata de imóveis, por isso, foque em imagens ou vídeos que instigam. Mas, as imagens e vídeos devem ser reais, o que pode haver um tratamento da imagem e vídeos mais elaborados como forma de melhoria.

4 – Atenção ao título: Esse é fundamental em todas as campanhas de marketing, é ele a primeira coisa a ser lida para chamar a atenção do público para o anúncio. Então, um título bem pensado com técnicas de copy e gatilhos mentais é importante.

5 – Ter uma boa descrição: Para convencer o usuário a se inscrever e deixar seus dados na landing page é fundamental, como por exemplo no mercado imobiliário, ter uma boa descrição do imóvel ou promoção do que está sendo anunciado. As informações devem ser claras e objetivas.

6 – Possuir um formulário útil: É importante que as perguntas do formulário também sejam objetivas, simples e que não se fujam do objetivo estabelecido. Com isso, perguntar nome, gênero, estado civil, local onde mora, e-mail e informações que te ajudarão a entender o que deve ser ofertado é conveniente. Todavia, não é recomendado criar formulários extensos, já que com isso as pessoas perdem o interesse.

7 – Informações organizadas: E por fim, por meio de um CRM imobiliário, você pode organizar os dados resultados da pesquisa. Estes dados são fundamentais para que você mantenha contato com os clientes da incorporadora/construtora, por meio de e-mail marketing ou de outras estratégias de marketing digital.

Dayane Silva – Especialista em Marketing digital, conteúdo e estratégia na Alfama Web
Gabriella Teles – Especialista em Relacionamento na Alfama Web

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