22 de abril de 2022

Dicas

LISTA 2022: 5 funções que não podem faltar num bom site

Estamos conectados o tempo inteiro. Seja para curtir, aprender novas coisas e até mesmo consumir, somos tão amigos das possibilidades que o digital nos traz que, nas famosas palavras de Steve Jobs, “a tecnologia move o mundo”. E, com ele, move a nós mesmos. Os sites, frutos dessa nova era de informações, têm mexido com nossa jornada de consumo e criado novas experiências 

Se somos tão impactados por essa tecnologia, é comum que nos perguntemos, como empresas: estamos fazendo o suficiente por nosso consumidor digital 

Bem, na maioria das vezes a resposta é: não. Em diferentes mercados, poucas são as organizações que focam na experiência de consumo digital e na satisfação plena do cliente. Mas isso não significa que tudo está perdido. É possível apostar numa ferramenta eficiente, rentável e atemporal: o website. 

Quer conhecer as 5 funções que não podem faltar num bom site? Acompanhe comigo! 

 

Sua identidade visual

Mão apontada para frente

Pense na sua marca como uma impressão digital. Em qualquer lugar do mundo ela significa a mesma coisa: você. Sua marca é pessoal e intransferível e, assim como sua digital, tem o poder de identificar a quem ela pertence.  

Construir uma marca envolve elementos como cores, tipografias e ícones visuais. A união equilibrada de todos esses elementos produz uma identidade visual. 

Quando se tem essa identidade, é importante reforçá-la sempre que possível. Para isso, seu site precisa mimicar o máximo de informações da sua marca. Mas como fazer isso? 

  • Use cores iguais ou semelhantes às de sua marca no site; 
  • Aplique sua marca em espaços estratégicos por todo o site; 
  • Se possível, use também tipografias semelhantes ou complementares às da marca; 
  • Se sua marca possuir ícones, como círculos, linhas e pontos, replique-os por todo o site. 

 

Espaço para contato com lead ou cliente

Muitas empresas entendem o website como uma vitrine de serviços. No entanto, é aí que muitos pecam. De nada adianta ter um lugar para expor seu produto se o interessado não terá um espaço para tirar dúvidas, solicitar um orçamento ou saber mais sobre você.  

Para isso, muitas medidas podem ser tomadas. É recomendado, por exemplo, o uso de chatbots que aparecem em pop-ups na tela do seu site. Esses bots são ferramentas de contato automático que respondem o lead em tempo real. Claro, o contato será passado para um atendente caso a dúvida não seja respondida, mas em muitos casos o próprio chatbot consegue resolver a situação.  

Outra opção é utilizar os chamados formulários de contato. Neles, o lead preenche seus dados principais solicitando o contato de um consultor. O contato, logicamente, não será imediato, mas por outro lado será feito com um profissional mais especializado no processo de venda e também trará leads qualificados e mais interessados na compra.  

Por fim, a última solução é expor seus dados para contato direto no site. E-mails, telefones comerciais, WhatsApp, tudo vale. Contudo, é preciso pontuar: a atividade de contatar ativamente a marca é muito mais dispendiosa para o lead. Por isso, o mais indicado é que essa função apareça em conjunto a alguma das duas anteriores.  

 

Aba sobre você

Mulher aponta para si mesma

Quer saber uma curiosidade sobre o consumidor digital? Ele gosta de sentir que tem autonomia total sobre seu processo de compra. Isso quer dizer que ele pesquisa mais, lê mais e procura diferentes opções de compra.  

Ou seja: seu consumidor vai procurar saber tudo sobre você e seu concorrente antes de optar por comprar (com você ou com ele). Então ele precisa entender que sua marca é profissional, possui autoridade no mercado e um bom histórico 

A aba “Sobre nós” dá ao cliente o que ele deseja: humanização da sua marca e contextualização da sua empresa. Portanto, para construir bem esse setor… 

  • Conte sua história sinteticamente. Se necessário, crie uma linha do tempo; 
  • Destaque no site os propósitos e valores que movem sua marca;  
  • Se possível, coloque uma foto do seu time ou dos líderes que compõem a empresa.  

 

Princípios de UX Design

Pessoa usa site em tablet

UX Design, ou Design de Experiência do Usuário, é o termo que se refere à atividade de otimizar páginas e plataformas em prol do usuário. Dessa forma, o que se busca é criar websites cada vez mais estratégicos e focados na jornada de consumo do lead. 

São muitas as formas de aprimorar a experiência do usuário do seu website. Mas a melhor forma de fazer isso é contratando um profissional ou empresa especializada no assunto. Isso acontece porque grande parte do UX Design é pensado de dentro para fora do site, ou seja, pode envolver os códigos do desenvolvimento da página.  

Algumas propostas de UX Design são:  

  • Utilizar botões com cores chamativas em locais estratégicos do site; 
  • Usar os mapas de rolagem; 
  • Planejar seus sites no formato mobile first; 
  • Buscar diminuir o tempo de carregamento do seu site; 
  • Usar imagens e vídeos leves. 

 

Cases de sucesso

Agora sim é hora de falar através de quem conhece bem o seu serviço: o cliente. A opinião dele é, sem dúvidas, a que mais vale para outros consumidores. Sabe o famoso marketing boca a boca? Pois é, é para incentivar esse processo que os cases de sucesso existem.  

Cases de sucesso são espécies de depoimentos do seu cliente sobre sua marca. Mas, diferentemente de depoimentos comuns, os cases de sucesso não são uma simples menção sobre o uso da sua solução na rotina do cliente: são exposições de como sua marca mudou a vida daquela pessoa.  

Esses depoimentos podem vir no formato de vídeo, texto ou áudio. Geralmente, as informações oferecidas no case são delineadas com base em perguntas, como numa entrevista.  

Uma vez compiladas essas respostas, crie materiais interessantes para seu site. Você deve expor cada case de modo que seja de fácil acesso para o usuário da página.  

 

Site bem feito é garantia de lead no seu funil de vendas 

Sim, a tecnologia nos move. Ela também move empresas e organizações por todo o mundo rumo à inovação. Através dela, podemos estreitar nosso contato com o cliente, criar conteúdo de valor e entender melhor as necessidades do consumidor e demandas do mercado.  

Por isso, ter um bom site significa se tornar uma marca mais apta a prospectar novos públicos e reter aqueles que já estão em sua carteira.  

Não tenha medo de buscar o melhor para sua empresa ou marca. Busque um profissional especializado e invista no seu website 

 

Sobre nós: quem é a Alfama Web? 

Este blogpost é um oferecimento Alfama Web. Mas, afinal, quem somos nós? 

A Alfama Web é uma agência especializada em tecnologia com foco em desenvolvimento de sites, sistemas para a internet e Educação a Distância. Estamos localizados em Aracaju/SE e Recife/PE com equipes de atendimento em São Paulo, Alagoas e Paraíba 

Com 20 anos de experiência no mercado, nós buscamos contribuir para o crescimento nacional, desenvolvendo produtos com base tecnológica avançada, tendo sempre o diferencial da qualidade, rapidez na execução e profissionalismo na aplicação do conhecimento. 

Quer descobrir tudo sobre projetos digitais, marketing e muito mais? Continue no Blog da Alfama. 

Você também pode nos seguir no Instagram e Facebook para acompanhar novidades! 

Posts relacionados

Pronto para realizar suas ideias?

FALE COM UM CONSULTOR