6 de agosto de 2024
DicasSaber o que é identidade visual é compreender que ela está muito além de um logotipo ou um conjunto de cores. Não é sobre layout, mas sobre como proporcionar uma representação visual, de forma única de uma empresa.
E não para por aí. É fundamental entender que através da identidade visual é possível transmitir seus valores, a sua missão e a personalidade de forma coerente e impactante do seu negócio.
E cá entre nós: vivenciando um mundo cada vez mais guiado pela “apresentação”, definir a identidade visual vai te fazer ter:
Então, já fica aqui neste artigo para saber o que é identidade visual e para que você entenda como aplicá-la em suas estratégias diante do mercado. Vamos juntos?
Para um negócio no setor empresarial, a identidade visual é a junção de elementos visuais que a representam como um topo. E isso deve sempre incluir:
Saiba que a lista elencada acima cria uma identidade coerente e, acima de tudo, reconhecível, facilitando a identificação da marca pelo público que você está mirando.
Diante disso, é fundamental aprofundar esse tema para que você possa visualizar como pensar, criar e aplicar a sua identidade visual. Logo, vou pontuar os elementos fundamentais que você precisa saber para seguir seu protocolo de criação no parágrafo a seguir.
Existem elementos que constroem a identidade visual de uma empresa, garantindo facilidade de recordação por parte do seu alvo, ou seja, dos seus potenciais clientes. Por isso, fique ciente de que para construir a identidade visual da sua empresa/ marca, você vai precisar de:
Agora que você compreendeu o que é necessário e o que rodeia definitivamente a construção de uma identidade visual, vou mostrar um pouco sobre como construir e aplicar pensando na visão de uma empresa.
Fundamental por diversos motivos, para uma empresa a identidade visual alimenta todo o fluxo necessário para chegar ao caminho do sucesso. Afinal de contas, a identidade visual não é apenas uma questão estética.
Ela é parte integral da estratégia de branding de uma empresa, pois ajuda a moldar no processo a percepção pública da marca, fortalecendo o posicionamento da empresa no mercado, contribuindo significativamente para o sucesso a longo prazo do negócio.
Por isso, para a identidade visual ser eficaz para uma empresa, é preciso saber:
Algumas marcas são nomes que vêm facialmente a cabeça das pessoas, pois opera de forma brilhante cada protocolo citado neste artigo. E saiba também que para uma boa construção é preciso vislumbrar os fatores abaixo:
Facilitação de Marketing e Publicidade: Uma identidade visual forte fornece uma base sólida para campanhas de marketing e publicidade. Pois, ela torna mais fácil o caminho para que os profissionais de marketing criar materiais visualmente coesos e impactantes que ressoem com os potenciais clientes.
A gente está quase fechando o assunto, mas você deve ter se perguntado: “como vou desenvolver isso?”. Obviamente, a identidade visual não vai surgir do nada. Saiba que para criar uma identidade visual eficiente, as empresas devem considerar algumas estratégias.
Com isso, listei os seguintes passos:
Pesquisa e análise: Entender o público-alvo, a concorrência e os valores da empresa são essenciais para definir uma identidade visual que ressoe com seu mercado.
Design coerente: Todos os elementos visuais devem ser coesos e refletir os valores e a personalidade da marca.
Consistência: Aplicar a identidade visual de maneira consistente em todos os pontos de contato com o cliente, desde o site até as redes sociais, passando por materiais impressos e embalagens.
Flexibilidade: Embora a consistência seja importante, a identidade visual deve ter flexibilidade para se adaptar a diferentes contextos e plataformas.
Antes de terminar, eu quero indicar um vídeo completo do Marcelo Kimura sobre o tema. O conteúdo, com certeza, vai ajudar na sua jornada de construção da identidade visual da sua empresa. Espero que você goste! Veja “IDENTIDADE VISUAL: TUDO O QUE NUNCA TE CONTARAM”.
Você pôde entender que a identidade visual é um aspecto fundamental da estratégia de Marketing e Branding de uma empresa. Ela não ajuda apenas na diferenciação no mercado competitivo, mas também a construir o reconhecimento e confiança junto ao seu público consumidor.
Por isso, investir na criação e manutenção de uma identidade visual impactante é essencial para o sucesso a longo prazo de qualquer negócio, independentemente do seu tamanho ou setor.
Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo e, se foi necessário para você, fique por aqui, pois teremos muito mais. Até a próxima!