27 de dezembro de 2021
DicasDou início a este artigo fazendo-lhe um desafio: lembre ou tente se lembrar dos lugares onde você esteve no mês passado. Provavelmente, você foi ao supermercado ou em lojas de conveniência, ou farmácia. Mas então, você lembrou? Por meio dessa lista mental que acabara de fazer, fica mais fácil perceber como a sua presença nesses locais diz muito sobre você? Então, essa é a base do geomarketing: uma estratégia de marketing que utiliza a inteligência sobre a localização das pessoas para criar e otimizar campanhas, alcançando o público-alvo nos locais e horários certos.
Aprenda agora como ele pode ser usado para ajudar as suas estratégias de marketing no mercado imobiliário.
Como isso funciona?
Mesmo que já existem há algum tempo, com o marketing digital as estratégias de geomarketing simplesmente se fortificaram cada vez mais, já que agora, por meio da tecnologia possuímos “rastreadores” no nosso dia a dia, quer um exemplo? O endereço de IP dos computadores e o GPS que está inserido em cada aparelho de celular, cujo o qual as pessoas cada vez mais não desgrudam.
Com isso, por meio dos dados gerados a partir da localização do público-alvo, é possível traçar as características de determinada audiência, seus hábitos de consumo, sua divisão de tempo entre trabalho, tarefas e lazer, sua constituição familiar e, assim, desenvolver estratégias de marketing mais eficientes.
Mas como utilizá-lo no mercado imobiliário?
O uso do geomarketing no mercado imobiliário faz muito sentido, considerando que a localização é um fator de grande importância na decisão de compra de um imóvel. Cada região ou bairro possui suas respectivas características, desde os aspectos geográficos até a diferença entre pessoas que residem nesses locais, além dos aspectos culturais, comércio local, etc.
Com isso, a estratégia pode ser usada para:
Realizar estudo das características socioeconômicas da população de um bairro, em que será implantado um novo empreendimento imobiliário;
Fazer levantamento sobre conveniências próximas ao empreendimento e, por meio da pesquisa de público, destacar na campanha de divulgação aquelas que são mais relevantes para o público alvo;
Analisar e entender sobre os locais, dias e horários de maior movimento para planejar ações de marketing in loco, como por exemplo: eventos, ativações, panfletagem e até mesmo colocação de mídia externa;
Obter dados sobre o bairro e o perfil do público que serão utilizados para a elaboração dos argumentos para área de vendas;
Ter mais precisão na segmentação do público-alvo em campanhas de mídia on-line;
Poder aplicar o geofencing, que nada mais é que a exibição de anúncios on-line em tempo real, ativada pela movimentação do usuário que é captada por meio do GPS.
Vemos então que há diversas possibilidades, tudo isso possibilitado por meio da utilização do geomarketing, como isso, podemos dizer que é possível prever o valor que determinada região terá no futuro e compreender como o imóvel está inserido dentro desse contexto, para que com isso possa ser feita uma antecipação sobre a concorrência sobre precificação e promoções.
Concluímos então que quanto mais informação organizada sobre seu negócio você tem, mais bem preparado você estará para garantir as conversões de vendas.