27 de dezembro de 2021
DicasNo mercado imobiliário o marketing pós-venda é mais importante que em outros segmentos, pois, as vendas são normalmente atreladas a grandes investimentos em um longo prazo e a confiança do cliente na imobiliária é fundamental para o fechamento de venda ou negócio.
Mas como se obtém confiança? O consumidor moderno, no mundo contemporâneo, tem dado cada vez mais valor a atendimentos que sejam humanizados e feitos de forma personalizada, o que quero te dizer é que ele deseja e prefere estar em contato com negócios e empresas que não consideram ele apenas um cliente, mas sim a sua essência como ser humano.
E por meio do investimento em marketing pós-venda você demonstrar que sua empresa se preocupa com a satisfação desse cliente, mesmo que objetivo comercial e financeiro já tenha sido alcançado.
É através disso que você consegue a fidelização do cliente que, além de tender a procurar mais a sua construtora ou imobiliária nas futuras compras, passa então a ser um defensor e advogado do seu negócio, executando a divulgação de forma espontânea através do marketing boca a boca.
Philip Kotler, mais conhecido como “Pai do Marketing” deixa isso bem claro em seu livro intitulado de “Marketing 4.0“, ele diz que esse feedback entre consumidores e a marca ou empresa é valioso e tem um grande poder que influencia e atrai novos clientes. De acordo com ele, os consumidores modernos tendem a priorizar mais as recomendações de terceiros, como amigos, parentes, colegas de trabalho, etc.… do que os anúncios em mídias muitas vezes tradicionais.
Como eu faço um bom marketing pós-venda?
De início, é preciso saber que em qualquer esforço no que tange comunicação, é sempre preciso compreender as características da sua persona.
É importante destacar que que tanto no pé venda, quanto no pós-venda, ter uma comunicação clara e transparente com o consumidor é essencial para conquistar a confiança e estreitar o relacionamento com este.
Além disso, já falamos acima que a confiança é a base para não só um bom relacionamento entre a marca e clientes mas para um relacionamento de sucesso também. Com isso, não existe nenhuma possibilidade que um marketing pós-venda seja eficiente se a incorporadora ou imobiliário não cumprir com o que foi prometido. É fundamental garantir que não haja pendências nisso.
Tenha uma cultura organizacional voltada para a fidelização
A implementação do marketing pós-venda não vai surtir efeito se sua empresa não estiver preparada para a fidelização dos clientes. É preciso que toda a cultura da sua organização incentive o atendimento humanizado, possibilitando uma melhor experiência para o cliente.
É preciso entrar em contato para garantir a satisfação do cliente
Após passar pelos passos anteriores, é chegado o momento do primeiro contato pós-venda. O canal parta entrar em contato deve estar de acordo com as preferencias da sua persona.
Se esse é um cliente que se encaixa na persona que prefere utilizar o e-mail ao invés de atender uma ligação por telefone, envie um e-mail e visse versa. Independente do canal, é preciso iniciar contato demonstrando preocupação com a satisfação desse cliente. Uma boa forma de fazer isso é perguntando se os processos aconteceram da forma como ele ou ela desejava, se está de acordo coma expectativa e se há algo a mais com o qual possa ajudar.
Nesse dialogo, você deve captar feedbacks sobre o processo de compra e utilizá-los para melhorar os processos futuramente. É fundamental finalizar esse contato com a possibilidade de o cliente assinar sua newsletter, acompanhar seu blog, ou não deixar de te seguir nas redes sociais. Isso será fundamental para o processo de nutrição.
Nutra os clientes com conteúdo que são interessantes para eles
Faça essa nutrição por meio de conteúdo que pode enriquecer a experiência dele. Para otimização, você pode utilizar os dados que dispõe da pessoa para personalizar o contato e criar materiais ricos e relevantes para ela. Assim sua empresa se tornará autoridade e referência no segmento por meio do conteúdo. Após se tornar autoridade, a sua empresa e marca será lembrada pelo consumidor toda vez que ele pensar em algo relacionado ao segmento de construtora, incorporadora e imobiliário. Com isso o seu potencial de vendas cresce exponencialmente.
Não saturar a audiência, mas também não deixe de manter o contato
Nessa necessidade de nutrição de leads muitos cometem um dos principais erros: sufocar os leads por meio de contatos excessivos. Evite isso, para que seu cliente não fique saturado e como consequência se afaste da marca e empresa.
Mas também é importante manter a presença na mente do consumidor. Para isso equilibrar os esforços de marketing pós-venda é essencial para evitar o desgaste desse lead e ao mesmo tempo, deixa-lo próximo da sua marca.
Seguindo as dicas você estará preparado para realizar um marketing pós-venda qualificado na sua incorporadora, construtora ou imobiliária.