28 de dezembro de 2021
DicasPoucos sabem, mas a cor é algo muito poderoso. Ela influencia tanto como as pessoas se sentem e até mesmo as suas ações. A psicologia da cor pode ser uma grande aliada para o fortalecimento da sua marca, incentivar vendas, e até orientar os visitantes do seu site em direção a páginas ou ações específicas nele.
De acordo com uma pesquisa feita por Neil Patel, as pessoas decidem se querem ou não um produto em 90 segundos ou até menos, e que 90% da decisão se baseia unicamente na cor. A mesma pesquisa também mostra que a cor pode aumentar o reconhecimento da marca em até 80%.
Já um estudo realizado pela Impact of Color on Marketing mostra que 90% dos julgamentos iniciais sobre produtos são baseados nas cores.
Tendo conhecimento disso, não tem como negar que as cores são grandes influenciadoras na tomada de decisão, não é mesmo?
É irrefutável a importância do uso correto das cores para o marketing da sua empresa. Desde a sua identidade visual até mesmo as cores usadas nos detalhes do seu site, no Call to Action e até o rodapé.
A psicologia das cores no web design
Não é por acaso que tantos sites populares de redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e Tumblr) e marcas de tecnologia (Dell, IBM, HP e Intel) têm logos azuis. Mas isso não significa que o azul é certo para o seu website. E mesmo que o azul seja o ideal o seu site, é importante verificar outras cores complementares a esta.
Após ter conhecimento e entender que as cores afetam as pessoas mesmo que subjetivamente, você pode fazer com que as cores no design do seu site trabalhem para você e não contra o seu negócio.
Conceito das cores e seus significados
Vermelho
Esta cor é muito utilizada restaurantes, pois, estimula o apetite. Ela é fortemente associada ao senso de urgência (exemplo: liquidações e promoções).
Azul
O azul transmite confiança, tranquilidade e lealdade. Por ser uma cor amigável, costuma causar um efeito positivo nas pessoas e é muito associada a tecnologia. A cor azul combinada com a cor branca é refrescante. Com o cinza, é elegante. Além disso, você consegue alcançar jovialidade combinando azul com amarelo.
Amarelo
É a mais energizante e alegre das cores, transmite a sensação de felicidade, acolhimento e estimula o otimismo e a concentração, sendo também facilmente associada a novidades. É importante lembrar que é uma cor ótima cor a ser utilizada em Call to Actions, pois, é uma cor associada à cautela e parada.
Verde
É muito utilizada em marcas ligadas a natureza e saúde. Possui o senso de relaxamento e está ligada as questões que envolvam o meio ambiente. Frequentemente ligado a promoção de questões ambientais.
Laranja
Assim como as cores amarela e vermelha, o laranja transmite jovialidade, calor e paixão. Utilizada em ramos de negócios que tenham relação com diversão e segurança, sendo assim, uma boa opção para estas.
Roxo
Esta cor tem associação com a realeza e pode ser utilizada para comunicar imaginação, criatividade, sofisticação, autoridade, riqueza, poder, prosperidade, respeito, sabedoria e mistério.
Marrom
Muito não sabem, mas o marrom é uma cor quente e associada a terra, robustez, confiabilidade, estabilidade, amizade e natureza.
O marrom pode ser utilizado para estimular o apetite por meio de alimentos que tenham sua origem na terra, como o café e o chocolate. Ela também pode ser uma boa opção para o setor imobiliário, financeiro, animais e veterinários.
Preto
É uma cor forte, muitas vezes associada a sofisticação, elegância, autoridade, poder, estabilidade, força, formalidade e inteligência. Ele também pode simbolizar a morte, mistério, o mal e a rebelião.
A depender das cores utilizadas com essa, o preto pode ser elegante e tradicional, ou moderno e nervoso. Preto é uma ótima opção para bens de luxo, moda, marketing e cosméticos.
Branco
Essa cor é frequentemente associada a pureza, limpeza, virtude, felicidade, sinceridade e segurança. Pode ser utilizada em setores associados a médicos, enfermeiros e dentistas, e se torna ótima para sites relacionados ao setor de saúde. Essa cor também pode funcionar bem em sites de tecnologia e ciência. Quando combinado com o preto, ouro, prata ou cinza, também pode ser utilizada para bens de luxo.
Cinza
Tem um caráter forte e pode ser associada a formalidade, sofisticação, profissionalismo, praticidade e atemporalidade. É uma boa opção para sites profissionais, bens de luxo, ou para criar um efeito calmante.
Rosa
Mesmo que seja um tom próximo do vermelho, o rosa tem algumas associações muito específicas. Representando assim sinceridade, sofisticação, amor e romance. Mesmo com a proximidade do tom vermelho, esta cor não possui conotações violentas, como raiva, e é bastante gentil, juvenil e suave.
Considerações finais
A teoria das cores proporciona uma grande vantagem no marketing digital. Por isso, se os usuários chegam até seu site por meio de campanhas no Google Ads ou até mesmo em um outro canal, é muito importante que as cores das suas páginas tenham relação com a emoção que você quer transmitir para seus clientes, as ações que você deseja que eles executem e o seu ramo de atuação.
E então, quer experimentar o poder das cores no seu site? Entre em contato com a Alfama Web e comece agora mesmo!