28 de dezembro de 2021
DicasDados do mercado mostram que 45% dos usuários que visitam landing pages têm maior propensão a comprar o produto ou serviço apresentado. Por isso, para potencializar resultados das estratégias de marketing digital, é importante saber como criar uma boa landing page.
Há soluções disponíveis no mercado e boas práticas que pode ser seguidas para que a criação e o monitoramento das landing pages sejam mais eficientes. Então, como criar landing page com boas taxas de conversão?
Não coloque muitas informações nas suas landing pages. Sabe quando dizem que menos é mais? Sim, ele se aplica muito bem nesse caso. Coloque apenas informações que forem estritamente necessárias para que o visitante entenda o valor da sua proposta.
O tempo de atenção na Internet é muito curto e os canais digitais exigem que sua mensagem seja certeira, por isso a landing page é um ponto de conversão rápido.
O título da landing page é a primeira coisa que o visitante vê. Por isso, ele precisa ser direto, simples e conter a palavra-chave foco do assunto principal. Seu título precisa atrair o leitor, incentivá-lo a consumir o seu conteúdo e a saber mais sobre o seu negócio. Recomenda-se que essas páginas tenham textos de menos de 500 palavras.
A estrutura de bullet points, ou seja, uma lista de itens, faz com que seu visitante absorva melhor o conteúdo. A explicação da proposta, assim, é dividida em tópicos claros que serão rapidamente percebidos.
É necessário ter em mente que o visitante que chega à sua página busca informações precisas. Portanto, é indispensável que, seu produto ou serviço, seja apresentado de maneira clara e objetiva. Uma breve lista com os benefícios vai ajudar nisso.
As landing pages tem como vantagem serem dinâmicas. Você tem a possibilidade de construir páginas de conversão com diferentes objetivos de acordo com as ações do seu lead durante o processo de qualificação.
Investir nos recursos visuais corretos vai fazer uma grande diferença na potencialização dos resultados na landing page. Uma boa imagem ou um vídeo pode capturar rapidamente a atenção dos usuários e ter o papel de complementar a proposta.
Outro recurso que pode ajudar a melhorar as taxas de conversão é utilizar o “Conteúdo Dinâmico”. Dessa maneira, é possível selecionar conteúdos diferentes e mais adequados para cada persona.
Toda landing page é realizada para incentivar uma ação única. A forma como essa ação é exibida é chamada de CTA (call to action ou chamada para ação).
Essa ação pode ser, por exemplo, o cadastro em uma mailing list ou uma demonstração gratuita de seu serviço. O que importa, nesse caso, é fazer com que o CTA seja claro e esteja alinhado às necessidades da persona.
Nesse contexto, o CTA deixa claro que algo de valor está sendo oferecido em troca das informações de seu visitante. No entanto, é fundamental não abusar da quantidade de CTAs, a fim de não confundir seu visitante e diminuir as conversões de sua landing page. Dê preferência a CTAs simples e diretos para a ação desejada. A Whirlpool, por exemplo, aumentou a CTR (Click Through Rate ou taxa de cliques) em suas campanhas em mais de 40%, depois de eliminar 3 botões de call to action secundários e inserir um botão simples e direcionado.
Ao criar um formulário para a landing page, você precisa inserir as perguntas que realmente importam para seu negócio. Se você está construindo uma página de topo de funil, não precisa pedir telefone, empresa e cargo ainda, ok?
Faça as perguntas certas, na hora certa. Perguntas muito invasivas para leads de topo de funil podem gerar altas taxas de rejeição. A quantidade de perguntas do seu formulário também vai estar relacionado à posição da sua oferta dentro do funil de vendas e tem uma grande parcela de responsabilidade na hora de converter ou não um visitante.
Se o visitante ainda não tem uma relação com sua marca, dificilmente ele vai preencher um formulário com muitas perguntas. Faça testes e descubra as melhores perguntas para cada tipo de landing page.
Depois de ter uma landing page pronta, é sempre possível otimizar seu poder de conversão. Isso pode ser feito com testes e análise de resultados.
Substituir itens na sua landing page pode trazer uma taxa de conversão maior. Por isso, é importante testar e monitorar os resultados constantemente. Você deve experimentar diferentes imagens, títulos, textos, cores, CTAs, etc., e ainda pode alterar o posicionamento deles.
Plataformas de análise gratuitas, como o Google Analytics, são formas de medir o desempenho de sua página. Ainda, baseado em hipóteses e experimentação, é possível utilizar a técnica de testes A/B como aliada nessa análise. Por exemplo, pense em duas versões um pouco diferentes da mesma landing page e faça testes de como esses elementos performam. Assim, você terá insights sobre o que ajuda a aumentar suas conversões.
Você gostou das nossas dicas sobre como criar uma landing pages? A Alfama Web desenvolve a melhor solução para os problemas de conversão por meio de landing pages e desenvolvimento de sites. Entre em contato com a gente e tenha as melhores soluções.