28 de dezembro de 2021
DicasAbaixo listamos algumas dicas para te ajudar a fazer a qualificação de leads:
A jornada de compra do consumidor do setor imobiliário é longa. A grande maioria dos leads gerados ainda não estão no momento de compra, eles estão pesquisando, buscando respostas, adquirindo segurança, etc.
A maioria dos clientes passam por diferentes estágios de compra e as equipes de marketing e vendas deveriam controlar essa jornada por meio do funil de vendas e esse se divide em 3 partes: topo de funil, meio e fundo do funil. O trabalho de qualificação de leads se resume em conseguir conduzir esses potenciais clientes por todos os estágios do funil até que estejam prontos para comprar sem perdê-los de vista.
O primeiro estágio, que chamamos de topo do funil, é onde se concentram todos os leads que foram captados (pessoas que visitaram o seu site ou foram impactados por alguma peça de comunicação e deixaram o e-mail em troca de receber mais informações).
No meio do funil estão aqueles leads que demonstram mais interesse pelo seu produto e estão interagindo com você de alguma maneira. Nesse momento os leads aprofundam o interesse, demonstram suas necessidades de maneira mais específica e começam, de fato, a considerar o seu produto como opção de compra.
O fundo do funil é a etapa em que os seus potenciais clientes já estão bem mais esclarecidos e convencidos de que a sua empresa oferece o produto que eles estão buscando. Para chegar até aqui, é preciso passar confiança para esses leads e, mais do que ficar apenas tentando vender o seu produto, ajudá-los a comprar. É nesse ponto que consideramos os leads qualificados, ou seja, eles estão prontos para serem conduzidos para o fechamento do negócio.
Na etapa de topo de funil, os mesmos leads que você gerou também estão na base de contatos dos seus concorrentes, pode ter certeza disso. Essa é a principal razão pela qual esses leads aparecem e somem na mesma velocidade. Eles estão falando com muitas empresas ao mesmo tempo, tentando encontrar a melhor oportunidade e buscando respostas para todas as suas dúvidas.
A única maneira de manter próximo um lead que ainda não está no momento de compra e conduzi-lo por todas as etapas do funil de vendas sem perdê-lo de vista, é mostrar que você ou a sua empresa podem ajudá-lo. O processo de compra de um imóvel é penoso. Os clientes precisam de muita orientação e segurança para comprar.
O primeiro passo é identificar em qual estágio de compra cada um desses leads se encontram, começando assim a segmentar a base de contatos para se comunicar com eles de forma adequada e poder assim guiá-los para a próxima etapa do funil.
Para manter um lead interagindo e não saturar o mesmo, é preciso entender o que ele precisa. É necessário fazer um trabalho de segmentação bem elaborado, assim seus e-mails não serão taxados spam, e assim as taxas de abertura e conversão vão subir, sem correr o risco de ser punido pelo maior buscador do mundo, o Google.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE SE TRABALHAR A QUALIFICAÇÃO DE LEADS?