6 de agosto de 2024

Dicas

Entenda o que é identidade visual e como aplicá-la para ter sucesso em sua empresa

Saber o que é identidade visual é compreender que ela está muito além de um logotipo ou um conjunto de cores. Não é sobre layout, mas sobre como proporcionar uma representação visual, de forma única de uma empresa. 

E não para por aí. É fundamental entender que através da identidade visual é possível transmitir seus valores, a sua missão e a personalidade de forma coerente e impactante do seu negócio.  

E cá entre nós: vivenciando um mundo cada vez mais guiado pela “apresentação”, definir a identidade visual vai te fazer ter: 

  1. Reconhecimento da marca; 
  2. Diferenciação competitiva; 
  3. Uma boa construção de conexão emocional com o público-alvo. 

Então, já fica aqui neste artigo para saber o que é identidade visual e para que você entenda como aplicá-la em suas estratégias diante do mercado. Vamos juntos?  

Mas, afinal, o que é identidade visual?

Para um negócio no setor empresarial, a identidade visual é a junção de elementos visuais que a representam como um topo. E isso deve sempre incluir: 

  • O logotipo;  
  • As cores; 
  • Tipografia; 
  • Estilo visual das imagens e outros elementos gráficos que são usados de maneira consistente em todos os materiais de comunicação da empresa.  

Saiba que a lista elencada acima cria uma identidade coerente e, acima de tudo, reconhecível, facilitando a identificação da marca pelo público que você está mirando. 

Diante disso, é fundamental aprofundar esse tema para que você possa visualizar como pensar, criar e aplicar a sua identidade visual. Logo, vou pontuar os elementos fundamentais que você precisa saber para seguir seu protocolo de criação no parágrafo a seguir.   

 Elementos fundamentais da identidade visual

Existem elementos que constroem a identidade visual de uma empresa, garantindo facilidade de recordação por parte do seu alvo, ou seja, dos seus potenciais clientes. Por isso, fique ciente de que para construir a identidade visual da sua empresa/ marca, você vai precisar de:  

  1. Logotipo: O logotipo é a peça central da identidade visual. É a representação gráfica da marca e deve ser simples, memorável e representar os valores da empresa. 
  2. Cores estrtatégicas: As cores escolhidas não são apenas estéticas, mas têm um impacto psicológico significativo. Elas podem transmitir emoções, valores e até mesmo influenciar decisões de compra. 
  3. Tipografia: A escolha da tipografia também é crucial. Ela deve refletir a personalidade da marca – se é moderna, tradicional, séria ou descontraída. 
  4. Elementos Gráficos: Padrões, ícones e outros elementos gráficos podem complementar o logotipo e reforçar a identidade visual da marca. 

Agora que você compreendeu o que é necessário e o que rodeia definitivamente a construção de uma identidade visual, vou mostrar um pouco sobre como construir e aplicar pensando na visão de uma empresa.  

A Importância da identidade visual para as empresas

Fundamental por diversos motivos, para uma empresa a identidade visual alimenta todo o fluxo necessário para chegar ao caminho do sucesso. Afinal de contas, a identidade visual não é apenas uma questão estética. 

Ela é parte integral da estratégia de branding de uma empresa, pois ajuda a moldar no processo a percepção pública da marca, fortalecendo o posicionamento da empresa no mercado, contribuindo significativamente para o sucesso a longo prazo do negócio. 

Por isso, para a identidade visual ser eficaz para uma empresa, é preciso saber:  

  1. Reconhecimento da Marca: Uma identidade visual forte torna mais fácil para os consumidores reconhecerem e lembrarem da marca. Isso é fundamental em um mercado saturado onde a competição é intensa. 
  2. Criação de credibilidade e confiança: Uma identidade visual profissional e bem elaborada transmite credibilidade. Ela mostra que a empresa se preocupa com sua imagem e provavelmente oferece produtos ou serviços de qualidade. 
  3. Diferenciação competitiva: Em setores onde muitas empresas oferecem produtos ou serviços similares, uma identidade visual única pode ser um diferencial crucial. Ela ajuda a empresa a se destacar da concorrência e atrair clientes que compartilham dos mesmos valores. 
  4. Comunicação visual eficiente: A consistência na identidade visual facilita a comunicação. Os consumidores podem identificar facilmente os materiais de comunicação da empresa, como site, redes sociais, embalagens e materiais impressos. 
  5. Construção de valor de marca: Uma identidade visual bem planejada e executada pode aumentar o valor percebido da marca. Isso pode resultar em clientes mais dispostos a pagar um preço premium pelos produtos ou serviços da empresa, pois associam a marca a uma experiência de qualidade. 

 Exemplos de identidades visuais eficientes e muito desejadas

Algumas marcas são nomes que vêm facialmente a cabeça das pessoas, pois opera de forma brilhante cada protocolo citado neste artigo. E saiba também que para uma boa construção é preciso vislumbrar os fatores abaixo:  

Facilitação de Marketing e Publicidade: Uma identidade visual forte fornece uma base sólida para campanhas de marketing e publicidade. Pois, ela torna mais fácil o caminho para que os profissionais de marketing criar materiais visualmente coesos e impactantes que ressoem com os potenciais clientes. 

  • Apple: Conhecida por seu logotipo simples e elegante, combinado com um design limpo e minimalista em todos os seus produtos e materiais de marketing. 
  • Coca-Cola: O logotipo icônico e as cores vermelho e branco são consistentemente aplicados em todas as suas campanhas e embalagens, criando uma identidade visual instantaneamente reconhecível em todo o mundo. 
  • Google: Com um logotipo amigável e cores vibrantes que mudam sazonalmente, o Google utiliza sua identidade visual para refletir sua abordagem inovadora e diversificada. 

Desenvolvendo uma Identidade Visual

A gente está quase fechando o assunto, mas você deve ter se perguntado: “como vou desenvolver isso?”. Obviamente, a identidade visual não vai surgir do nada. Saiba que para criar uma identidade visual eficiente, as empresas devem considerar algumas estratégias.  

Com isso, listei os seguintes passos: 

Pesquisa e análise: Entender o público-alvo, a concorrência e os valores da empresa são essenciais para definir uma identidade visual que ressoe com seu mercado. 

Design coerente: Todos os elementos visuais devem ser coesos e refletir os valores e a personalidade da marca. 

Consistência: Aplicar a identidade visual de maneira consistente em todos os pontos de contato com o cliente, desde o site até as redes sociais, passando por materiais impressos e embalagens. 

Flexibilidade: Embora a consistência seja importante, a identidade visual deve ter flexibilidade para se adaptar a diferentes contextos e plataformas. 

Antes de terminar, eu quero indicar um vídeo completo do Marcelo Kimura sobre o tema. O conteúdo, com certeza, vai ajudar na sua jornada de construção da identidade visual da sua empresa. Espero que você goste! Veja “IDENTIDADE VISUAL: TUDO O QUE NUNCA TE CONTARAM”.

 O que você pôde entender nesse texto?

Você pôde entender que a identidade visual é um aspecto fundamental da estratégia de Marketing e Branding de uma empresa. Ela não ajuda apenas na diferenciação no mercado competitivo, mas também a construir o reconhecimento e confiança junto ao seu público consumidor. 

Por isso, investir na criação e manutenção de uma identidade visual impactante é essencial para o sucesso a longo prazo de qualquer negócio, independentemente do seu tamanho ou setor. 

Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo e, se foi necessário para você, fique por aqui, pois teremos muito mais. Até a próxima!  

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