27 de dezembro de 2021

Dicas

Leads não qualificados: as melhores ações para lidar com leads que não compram

Você consegue atrair leads mas eles não convertem, certo? Esse é um dos problemas mais comuns em uma estratégia, mas saiba que leads não qualificados não é um caso perdido, pelo contrário, na verdade, eles representam diversas oportunidades para o seu negócio.

Mas para isso é preciso saber como aproveitá-los por meio de ferramentas. É fundamental entender as necessidades deles, expectativas e motivações, depois disso, basta utilizar essas informações a seu favor.

A seguir falarei quais são as melhores ações para implementar diante de leads não qualificados.

 

A nutrição de leads

O objetivo da nutrição de leads são exatamente o de qualificar os leads que possuem um bom perfil diante da sua empresa, mas que ainda não estão preparados para a compra. Com esses leads você deve se empenhar mais para que possa aumentar a qualidade dos resultados.

Para que isso aconteça é preciso entender a jornada de compra dos seus clientes, quais são as suas dúvidas, dificuldades e inseguranças que eles têm durante esse processo, sem esquecer de saber quais são os principais fatores que motivam ele. Dessa forma, você conseguirá criar materiais capazes de atrair a atenção dessas pessoas, ajudá- las e educá-las, fazendo com que elas passem por cada etapa do funil de vendas e o percurso seja mais fluido.

Além de oferecer conteúdo, faça o monitoramento. Uma das formas de monitoramento é selecionar as oportunidades e hierarquizar de acordo com a interação com o conteúdo, com isso você faz um lead scoring.

 

As perguntas nos formulários

Para que um lead tenha acesso ou faça download de um material rico, é importante que você faça perguntas que te ajudem a entender se esse lead tem “fit” com o seu negócio. Essas informações capturadas são valiosas, pois, te ajudam a conhecer melhor qual é o tipo de público que está interessado no seu negócio.

Por meio das informações inseridas pelos leads nos formulários você consegue fazer a filtragem por critério de acordo com estratégia de marketing que foi estabelecida. Se sua empresa tem um alto índice de leads não qualificado é preciso obter mais dados que te ajudem a entender qual é o tipo de lead você está atraindo.

É essencial incluir perguntas que te ajudem a entender se os seus leads têm perfil do seu negócio e em qual fase do funil eles estão.

 

Crie segmentações assertivas

Seu índice de leads não qualificados pode estar alto porque as segmentações das suas campanhas de marketing estão incorretas.

É preciso colocar tags em todos os leads gerados em campanhas que são de segmentações diferentes, assim você consegue entender quais das segmentações estão trazendo os leads mais qualificados e as que estão trazendo leads não qualificados.

 

Esclareça todas as ofertas

Esses leads não qualificados podem ser pessoas que não entenderam de forma clara uma determinada oferta. Não adianta criar campanhas de forma generalizada que atraem muitos leads, mas que não possuem o perfil do seu negócio e não tem interesse no seu produto ou serviço. Ter ofertas que são claras é essencial para evitar isso.

 

Faça entrevistas com o público

Obter depoimentos dos clientes e de alguns leads não qualificados é uma estratégia poderosa que irá te ajudar a solucionar o problema. Por isso, não deixe de entrar em contato com algumas dessas pessoas focando em descobrir os motivos pelos quais eles fecharam e os motivos dos que não fecharam.

Por meio dessas informações, você conseguirá enxergar novas possibilidades para implementar e otimizar a estratégia de marketing.

É importante que você saiba identificar e lidar com esses leads não qualificados, pois, é apenas preciso o amadurecimento deles para que estes convertam. Entenda as particularidades deles, e faça as mudanças que se mostrarem necessárias para uma melhor abordagem.

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