27 de dezembro de 2021

Dicas

Marketing Digital: Como saber se seu site está preparado para 2021

O maior buscador de pesquisas do mundo está atualizando o seu algoritmo em 2021

O seu site está preparado para isso?

Para que as suas ações, estratégias e o seu negócio não sejam prejudicados, é necessário principalmente preparar o seu site para este ano. Isso porque agora em 2021, para estar nas primeiras páginas no resultado do buscador no Google, e ranquear na pesquisa, você precisará criar novas estratégias para o seu site.

Antes da atualização, o site possuir alta velocidade no carregamento das páginas, uma navegação segura e palavras-chave do seu nicho, significava ter os melhores e os principais fatores de SEO, mas agora, existe mais um novo fator que influencia diretamente o ranqueamento, é o Google Page Experience, ou seja, a experiência de página. Sendo assim, possuir em seu site uma experiência de qualidade para os usuários se tornar um dos, se não, o principal fator para que seu site apareça nas primeiras posições.

 

Você deve estar se perguntando: Então, como posso garantir que os usuários tenham uma ótima experiência no meu site?

A nova atualização do algoritmo fará uma avaliação referente à facilidade de uso do site, com isso, ficarão no topo as páginas que tiverem a melhor praticidade para o usuário e que proporcionem as melhores experiências para os usuários.

Os fatores fundamentais para isso é que o site tenha informações e conteúdo. Ambos terão que possuir valor e serem de alta qualidade. Se antes, era importante traçar uma estratégia e ter uma hospedagem de boa qualidade, agora, mais que nunca essa necessidade é ressaltada.

O usuário que chegar ao seu site não poderá em circunstância alguma ter dificuldades para encontrar aquilo que busca e informações importantes, ele também não pode ser impactado por intervenções indesejadas no momento que está navegando nas páginas do site, já que a experiência do usuário será avaliada em cada uma delas, sendo assim, cada uma se torna um ponto de contato diferente para o usuário que influenciará diretamente a avaliação final.

Sabe-se que quando se tem uma boa experiência em determinada página, isso gera um envolvimento mais profundo do usuário que ali está navegando, porém, por outro lado, se houver intervenções, essas serão ruins por poderem impedir que informações necessárias sejam localizadas. Sendo assim, o que será relevante serão as páginas, todas elas, por isso o usuário precisa navegar de forma fluida pela maior quantidade possível de páginas, então se apenas uma das páginas do seu site estiver com esses ruídos de comunicação, intervenções, será avaliada pelo Google como “ruim”, podendo assim influenciar o ranking de todo o seu site.

Esse se tornou um dos principais fatores de SEO e SEM, mas é importante não desconsiderar os aspectos que já são utilizados para um bom rankeamento, como por exemplo:

– Compatibilidade com dispositivos móveis;
– Navegação segura;
– HTTPS;
– Conteúdo relevante;
– Palavras-chave.

Nossa dica é que se você não produz conteúdo, seja do mercado imbóliario por exempo ou outra area de atuação que necessite dessa estratégia, passe a investir na produção e se já produz, continue produzindo, mas, conteúdos de alta qualidade, relevantes e inteligentes, já que as boas experiências na página não vão substituí-los, mas apenas complementá-los.

Todavia, se a produção de conteúdo não é um diferencial nem essencial para o seu nicho ou sua área de atuação, a experiência na página passa a ser ainda mais importante para que sua empresa e seu site ocupem as primeiras posições nas pesquisas do Google.

Quer otimizar seu site, ter uma landing page ou fazer um site que tenha mais chances de aparecer nos primeiros lugares do Google? Entre em contato com a gente!


Gabriella Teles – Especialista em Relacionamento na Alfama Web

Dayane Silva –  Especialista em Marketing digital, conteúdo e estratégia na Alfama Web

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