28 de dezembro de 2021
DicasLINK BUILDING, O QUE É?
Em português a tradução fica como “construção de link”. E ao observar, realmente é isso o que acontece na prática. A estratégia de link building, pode ser resumida em três ações:
Essa estratégia tem o objetivo melhorar o posicionamento de seu conteúdo nos buscadores, produção conteúdos mais relevantes para o seu público alvo e a construção de parcerias, com isso você terá mais autoridade, credibilidade, e confiabilidade no que diz respeito a sua marca.
MAS QUAL É A IMPORTÂNCIA DO LINK BUILDING?
Você já deve ter ouvido falar que quem não é visto não é lembrado, pois é, isso vale também para quando os consumidores não encontrarem seu site nas primeiras páginas dos buscadores e com isso, você pode estar perdendo boas oportunidades de negócio.
Buscadores como o Google, são conhecidos por darem muita importância para os links na hora de ranquear um site. Já que na internet os backlinks funcionam como pontos, que servem para medir a popularidade e a credibilidade de um determinado site.
Com isso, se o seu site ou blog não possuir uma boa estratégia de link building, você está perdendo tráfego orgânico e as chances de ficar bem posicionado nessa importante vitrine acabam ficando quase nulas se você não utilizar essa estratégia.
E COMO O GOOGLE FAZ A AVALIAÇÃO DOS LINKS?
A qualidade e a quantidade são importantes, então não basta você apenas ir linkando seu conteúdo para qualquer site. Os critérios do Google são rigorosos diversos para avaliar uma página. Por isso, é importante criar links variados e que tenham relevância.
Há alguns elementos que podem afetar a qualidade de um link, mas a verdade é que ninguém sabe exatamente como funcionam os algoritmos do google. Sendo assim, a dica é fazer testes que possam te ajudar a traçar a melhor estratégia de link building. Entre os principais elementos, podemos destacar:
CONQUISTE BACKLINKS POR MEIO DE GUEST POSTS
Guest post é quando você escreve e publica um post em um outro blog. Geralmente outros blogs aceitam que você coloque um link no conteúdo voltado para seu site ou blog.
AS FERRAMENTAS DE LINK BUILDING
Há diversas ferramentas que podem te ajudar a melhorar o trabalho de Link Building, mas o mais importante é ter links de qualidade e isso as ferramentas sozinhas não conseguem fazer.
Por isso, listamos alguns exemplos de ferramentas para você testar:
Majestic, Open Site Explorer, Ahrefs, Google Search Console (Google Webmaster Tools).
CONSIDERAÇÕES SOBRE O QUE É LINK BIULDING E O SEU PODER PARA MELHORAR O RANQUEAMENTO
De acordo com o Google, os links de um site são o fator número 1, ao lado de um conteúdo de qualidade, para garantir o bom ranqueamento dos sites.
Sendo assim, não adianta apenas saber o que é link building e todas as estratégias relacionadas ao assunto se você não possuir um bom conteúdo em seu canal. Afinal, só assim você conseguirá ser linkado pelas grandes referências da web.
E nesse caso não existe uma receita pronta, mas o segredo é sempre conquistar bons backlinks e dar atenção a produção de links internos e externos de seus conteúdos.
Mas me conta, agora ficou mais claro o que é link building? Sua empresa já trabalha com eles em sua estratégia de marketing digital? Conte sua experiência ou deixe sua dúvida nos comentários. Se preferir entre em contato com a Alfama Web.