28 de dezembro de 2021

Dicas

Tudo o que você precisa saber sobre Link Building

LINK BUILDING, O QUE É?

Em português a tradução fica como “construção de link”. E ao observar, realmente é isso o que acontece na prática. A estratégia de link building, pode ser resumida em três ações:

  • Geração de links internos: quando você faz links para outros conteúdos de seu SITE (como o que acabamos de fazer com a palavra site!).
  • Obtenção de backlinks: isso acontece quando outros sites de referência fazem um link para um conteúdo do seu site.
  • Geração de links externos: quando você insere um link de conteúdo de outro canal em seu site.

Essa estratégia tem o objetivo melhorar o posicionamento de seu conteúdo nos buscadores, produção conteúdos mais relevantes para o seu público alvo e a construção de parcerias, com isso você terá mais autoridade, credibilidade, e confiabilidade no que diz respeito a sua marca.

 

MAS QUAL É A IMPORTÂNCIA DO LINK BUILDING?

Você já deve ter ouvido falar que quem não é visto não é lembrado, pois é, isso vale também para quando os consumidores não encontrarem seu site nas primeiras páginas dos buscadores e com isso, você pode estar perdendo boas oportunidades de negócio.

Buscadores como o Google, são conhecidos por darem muita importância para os links na hora de ranquear um site. Já que na internet os backlinks funcionam como pontos, que servem para medir a popularidade e a credibilidade de um determinado site.

Com isso, se o seu site ou blog não possuir uma boa estratégia de link building, você está perdendo tráfego orgânico e as chances de ficar bem posicionado nessa importante vitrine acabam ficando quase nulas se você não utilizar essa estratégia.

 

E COMO O GOOGLE FAZ A AVALIAÇÃO DOS LINKS?

A qualidade e a quantidade são importantes, então não basta você apenas ir linkando seu conteúdo para qualquer site. Os critérios do Google são rigorosos diversos para avaliar uma página. Por isso, é importante criar links variados e que tenham relevância.

Há alguns elementos que podem afetar a qualidade de um link, mas a verdade é que ninguém sabe exatamente como funcionam os algoritmos do google. Sendo assim, a dica é fazer testes que possam te ajudar a traçar a melhor estratégia de link building. Entre os principais elementos, podemos destacar:

  • – O posicionamento de um link pode interferir diretamente no valor dele. Os links no rodapé, por exemplo, são os menos clicados.
  • – Links vindos de textos são mais fortes do que os que vêm de imagem.
  • – Se o texto em torno do link tiver relação direta com o tema da ligação, o link acaba ganhando mais pontos.
  • – O texto que aparece no link é de extrema importância. Por exemplo: “clique aqui” no link faz com que seu peso também seja baixo.
  • – Autoridade de domínio é essencial. Isso significa que quanto mais backlinks você conseguir de endereços com autoridade na web, melhor será a sua reputação.
  • – A página precisa ser acessível aos motores de busca. Caso contrário, não será possível indexar a página e um link nela não valerá de nada.
  • – URL sem redirecionamento são mais valiosas.

 

CONQUISTE BACKLINKS POR MEIO DE GUEST POSTS

Guest post é quando você escreve e publica um post em um outro blog. Geralmente outros blogs aceitam que você coloque um link no conteúdo voltado para seu site ou blog.

 

AS FERRAMENTAS DE LINK BUILDING

Há diversas ferramentas que podem te ajudar a melhorar o trabalho de Link Building, mas o mais importante é ter links de qualidade e isso as ferramentas sozinhas não conseguem fazer.

Por isso, listamos alguns exemplos de ferramentas para você testar:

MajesticOpen Site ExplorerAhrefsGoogle Search Console (Google Webmaster Tools).

 

CONSIDERAÇÕES SOBRE O QUE É LINK BIULDING E O SEU PODER PARA MELHORAR O RANQUEAMENTO

De acordo com o Google, os links de um site são o fator número 1, ao lado de um conteúdo de qualidade, para garantir o bom ranqueamento dos sites.

Sendo assim, não adianta apenas saber o que é link building e todas as estratégias relacionadas ao assunto se você não possuir um bom conteúdo em seu canal. Afinal, só assim você conseguirá ser linkado pelas grandes referências da web.

E nesse caso não existe uma receita pronta, mas o segredo é sempre conquistar bons backlinks e dar atenção a produção de links internos e externos de seus conteúdos.

Mas me conta, agora ficou mais claro o que é link building? Sua empresa já trabalha com eles em sua estratégia de marketing digital? Conte sua experiência ou deixe sua dúvida nos comentários. Se preferir entre em contato com a Alfama Web.

Posts relacionados

Pronto para realizar suas ideias?

FALE COM UM CONSULTOR